O Grafite na moda
O grafite na moda foi muito utilizado por diversos estilistas, em marcas internacionais como Ellus, Triton, British Colony e Pura Mania. Símbolo de rebeldia e considerada descontração.
O artista Marc Jacob´s, com a tradicionalíssima bolsa Luis Vuitton, sobre o centenário monograma impresso por toda parte pintou o nome da griffe como se fosse uma grafitagem. Deu tão certo que a fila para comprar uma bolsa dessas era enorme, antes mesmo de ser lançado no Brasil.
Seguindo a linha de grafitagem chique, estilistas brasileiros também estão usando rabiscos variados para enfeitar materiais sofisticados.
O estilo muro chique saiu das ruas de Nova Yorque, para as galerias de arte na década de 80 pelas mãos de Jean-Michel Basquiat, pichador alçado a categoria de artsita pelo pai da pop art, Andy Warhol.
As técnicas de grafitagem também foram elaboradas. A Ellus jogou ácido sobre o jeans grafitado para deixar a estampa meio escorrida. A Carlota Joaquina usou o silk-screen tradicional em saias e camisetas,mas nos terninhos, ´^os uma película que vai descascando de propósito a cada lavagem, sendo que as camisetas e outras peças pichadas venderam 30% a mais que as outras estampas.
Embora a grafitagem tenha sido muito trabalhada ela continua sendo uma fantástica fonte de trabalho e inspiração, pois mostra de forma irreverente, o ritmo, a alegria e a realidade do povo brasileiro.
O Hip Hop deonde o grafite é “originado”, é um estilo muito copiado e bastante trabalhado, são importantes pois refletem o comportamento do jovem atual de diferenciar-se através da roupa e ainda assim, expressar sua identidade.
A ROUPA COMO DIFERENCIAÇÃO
O grafite é uma arte ultizada pelos seu adeptos não só como um hobby ou passatempo, mais sim para mostrar o verdadeiro valor dessa técnica que ao ser trasmitida na moda faz com que crie-se um diferencial às roupas.
O diferencial na moda não está apenas nas inovações de tecidos ou modelos, mas sim no que a roupa trás consigo para diferenciar nesse caso o uso da estamparia e as aplicações através de ordados com técnicas artesanais, faz com que o produto de moda tenha um valor diferenciado e um produto de exclusividade, associado a arte do grafite com a moda e seu público-alvo.